10 janeiro 2006

Episódio 5 - Esses biscoitos me dão sede

Cena 1 (com Giovana e Bianca)

As duas estavam na lanchonete, aproveitando aquela calma 3ª feira para lanchar e começar a torcida pelo fim das férias. Conversavam sobre os mais diversos assuntos, a fim de achar algum que realmente interessasse falar sobre. Naquele momento, ambas comentavam os seriados da TV a cabo:
- Bia, parece que você só curte "teen dramas"... Smallville, The O.C., Dawson's Creek e, argh, Gilmore Girls! E comédias, não gosta?
- Tipo, desanimei de acompanhar sitcoms desde que Friends acabou... mas de vez em quando eu assisto Will and Grace - adoro o Jack e a Karen! =D - e That '70s Show. E você?
- Curto as comédias dos anos 90... Married with Children é muito sarcástica; Mad About You consegue falar de uma maneira interessante sobre casamento e ter cenas nonsense ao mesmo tempo; e, claro, a minha favorita (e a do Ed e do Júlio também), Seinfeld!

- É, bem lembrado... também curto Seinfeld. É um humor bem cínico, com críticas hilárias e constantes à sociedade americana. A Carla que não gosta muito... diz que é um "programa conservador, moralista e mentiroso".
- Ah, não liga pra ela... comunistas são chatinhos mesmo. Até porque Seinfeld é realmente de direita, e não tem nenhuma vergonha de admitir isso. E é justamente nisso nele que é fascinante: mesmo defendendo o status quo, ele o satiriza sem dó (não te lembra South Park?). Os próprios protagonistas são propositalmente estereotipados. Kramer é fruto de uma visão simplista das pessoas excêntricas, por ser um vizinho irritante e folgado que vive de bicos e biscates. Elaine é a mulher neurótica e incômoda. George é o balzaquiano fracassado e mentiroso. E Jerry, oras, é o "homem moderno" - metrossexual, metido a engraçado e arrogante.
- Hum, também percebi isso. Aliás, a série é escancaradamente preconceituosa. Todos os "anormais" e "fora do padrão" do american way of life viram caricaturas: o nazista da sopa, o menino da bolha, o carteiro gordo e vingativo, o advogado negro e oportunista...
- Pois é justamente por ter essa visão tão, digamos, distorcida e egocêntrica da vida, que Seinfeld é tão divertido. A direita, em sua auto-crítica, surpreendentemente sai-se muito melhor que a esquerda e sua "metralhadora giratória".
- Outra coisa que eu notei é que ela revolucionou o jeito de fazer humor nos seriados, já que inventou a "comédia de situação". Em cada episódio, é retratado um 'conflito', uma situação supostamente banal do cotidiano, mas que é analisada de uma maneira peculiar - como no episódio em tempo real que eles esperam 20 minutos para conseguir uma mesa em um restaurante. O que teoricamente seria bobo e cansativo torna-se muito criativo e divertido. A despretensão das conversas deles no apê do Jerry ou na cafeteria é que povoam a grande maioria dos episódios - até Friends foi influenciado por isso, oras.
- Sim. E no final de cada episódio, aparece o Seinfeld durante um dos seus shows de 'standing comedy', comentando um assunto relativo ao trabalhado no capítulo da série.
- E sempre com reflexões geniais, tipo aquela: "Por que o jornal de domingo é o maior? Pô, é o único dia da semana que a gente tem pra relaxar, e eles vêm com 200 páginas a mais sobre coisas que nós nem imaginávamos que existem, um monte de cultura inútil!"
- Hehe... naquele episódio em que eles não conseguiam achar o carro no estacionamento também houve uma boa conclusão. Aliás, Bia, vamos fazer como a turma do Seinfeld, e contarmos as nossas vidas como se fôssemos parte de uma sitcom?
- Sei não. Acho que nós seis e nossa rotina combinaríamos mais com um seriado num blog vagabundo, regido por um narrador egomaníaco que só escreve roteiros auto-indulgentes e pretensiosamente cults... será?

Cena 2 (com Edgar e seu pai)
- Filho, apaga a luz da garagem?
- Hã? Ah, ok.
- ... Edgar, você apagou a luz da sala! Seu sonso!
- O quê? Foi mal! Desculpa, estava distraído...
- Humpf... jovens maconheiros. Preferiria que você fosse normal e preferisse cerveja e putaria na sexta-feira.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nossa, li bastante coisa hj... Esse povo so conversa hein? Pena q eu fekei meia boiando: Nao tenho Tv a cabo e nem assisti Dogville... Qnt a Tv a cabo, nao poderei fazer nada, mas qnt ao filme, qql dia eu alugo...
To gostando da historia, é estranho ver jovens tao intelectuais =)
Parecidos comigo as vezes, mas eu sou assim so qnd estou sozinha ou na escola, ser mto séria estraga as bobagens da vida.

15/1/06 12:47  

Postar um comentário

<< Home